Jornal Estado de Minas

Estação Vilarinho amanhece fechada por causa da chuva

Grade de proteção da linha férrea chegou a ser arrancada pela força da água - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS

A Estação Vilarinho do metrô, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, amanheceu fechada e sem previsão de retomada das operações. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o metrô vai operar com circulação diferenciada nesta sexta-feira, com trens circulando entre as estações Eldorado e Floramar.

A estação está fechada desde a noite de ontem. O temporal provocou alagamentos na altura da Avenida Vilarinho, entre outros trechos, afetando parcialmente as condições operacionais do terminal.

O nível de água da chuva chegou à altura da plataforma em Vilarinho, carregando boa parte do lixo acumulado na via, que veio parar sobre os trilhos do metrô, impedindo a circulação das composições. Diversos equipamentos foram danificados, entre eles geradores, escadas rolantes, elevadores, entre outros sistemas eletrônicos. Na manhã desta sexta-feira as marcas de lixo e sujeita nas grades que protegem os trilhos da linha férrea indicavam a altura alcançada pela água durante a enchente na Vilarinho.


Segundo a CBTU, equipes de manutenção vão realizar vistorias antes de iniciarem qualquer execução de reparo ou restabelecimento dos equipamentos danificados. Os trabalhos de limpeza de via e a restauração de áreas já foram iniciados, na tentativa de retomar a normalidade dos intervalos e o atendimento integral dos serviços de transporte, no menor tempo possível, informou a empresa.

Na noite de ontem,  centenas de passageiros tiveram que se abrigar em locais altos enquanto aguardavam a liberação das plataformas, para poder voltar para casa. Muitos acabaram optando por táxis ou transporte por aplicativo.

Confira estragos causados pela chuva na Avenida Vilarinho e adjacências:







 
.