Depois de um final de semana quente em Belo Horizonte, a semana começa com tempo chuvoso. A segunda-feira começou com chuva leve na capital, mas a Defesa Civil emitiu um alerta de possibilidades de chuva de 30mm a 50mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até 8h desta terça-feira.
Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva ocorre durante todo o dia e deve se intensificar na parte da tarde e à noite, em toda BH e Região Metropolitana, podendo estar acompanhadas de rajadas de ventos e raios. “Isso se dá devido à aproximação da frente fria no litoral de São Paulo, que gera aumento da nebulosidade em Minas, consequentemente deixando o tempo instável”, disse.
Leia Mais
Carro cai em córrego após batida em Santa LuziaPBH quer sirenes para impedir acesso da população em temporais na VilarinhoDefesa Civil prevê pancadas de chuva nas próximas horas para Minas GeraisTrio é preso após matar homem a pauladas, socos e chutes no Triângulo MineiroCefet-MG cancela aula de turma de jovem morta durante temporal em Venda NovaA máxima prevista para a capital hoje é de 27ºC e mínima de 18ºC. No início da tarde, a Região da Pampulha marcou 24°C, com umidade relativa do ar de 83%.
Recomendações
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos.
Adverte para que não se abrigue debaixo de árvores e estacione veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. Atenção especial também em áreas de encostas e morros.
Também é importante não jogar lixo nos bueiros e boca de lobo, nem nos córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água. Não deixar sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos.
Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) pelo telefone 116 ou Defesa Civil pelo 199.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie
. * Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie