A diretoria do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) decidiu suspender as aulas do curso técnico integrado de meio ambiente até quarta-feira. Isso porque os colegas de estão muito abalados com a morte da estudante Anna Luísa Fernandes de Paiva Maria, de 16 anos, que foi arrastada após cair em uma galeria durante o alagamento da Avenida Doutor Álvaro Camargos, na Região de Venda Nova. Assim, as turmas de 1, 2 e 3º ano não tiveram aula nesta segunda-feira. São, no total, 104 alunos.
De acordo com a assessoria de imprensa do Cefet, Anna Luisa era muito conhecida e querida pelos colegas. Eles estão muito abalados com o acontecimento. O Cefet ainda informou que deixou à disposição o setor de psicologia caso algum queira atendimento.
“Anna Luísa era aluna do segundo ano do curso técnico em Meio Ambiente, integrado ao ensino médio. A conclusão do curso estava prevista para 2019”, informou a instituição por meio de nota publicada em seu site no dia seguinte do ocorrido. “Neste momento de dor, o Cefet-MG presta solidariedade aos familiares, amigos, professores e colegas de classe, abalados pela irreparável perda”, finaliza o texto.
Anna Luísa morreu em 15 de novembro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o carro dirigido pelo namorado de Anna parou no momento em que atingiu o buraco aberto pela tampa do bueiro na Avenida Álvaro Camargos, por volta das 19h. Ele saiu por um lado do veículo e a jovem por outro. Como a água tinha coberto todo o asfalto, ela não viu o buraco e acabou sugada para dentro da galeria que passa sob a avenida.
Uma guarnição dos bombeiros que seguia para o resgate de pessoas na Avenida Vilarinho passou no momento do fato e foi alertada pela população da ocorrência com Anna Luísa. Um militar ainda tentou puxar a jovem, mas ela desapareceu depois que foi tragada pelo buraco.
As buscas foram retomadas na manhã de sexta-feira. Os militares aproveitaram que a água baixou o nível para entrar nas galerias. Uma aeronave e drones também foram usados. Às 13h34, o Corpo de Bombeiros informou que o corpo de Anna Luísa foi achado na Rua Gaivotas, número 845, no Bairro Xodó Marize, a 4 quilômetros do local onde ela foi arrastada.
Segundo a corporação, o corpo percorreu cerca de 4 quilômetros passando pelo interior das galerias até ser encontrado às margens do Córrego Vilarinho, tendo em vista o volume e a força das águas da chuva de ontem. O resgate atraiu muitos curiosos e o corpo da jovem foi coberto por um pano. Ele estava em uma parte alta em relação ao leito do córrego, o que evidencia a quantidade de água no local na noite de quinta-feira. (Com informações de Elian Guimarães)