Antes de tomar qualquer medicação, é importante que as pessoas busquem orientação de um profissional de saúde habilitado, mas tem quem faça a automedicação. Inclusive, de antibióticos. Por isso a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), promove no mês de novembro ações para a conscientização na prescrição e uso dos antibióticos. A ação é voltada para profissionais que fazem a prescrição dos medicamentos, farmácias e drogarias e também pacientes.
Leia Mais
Centro de Saúde é arrombado em BH; sindicato denuncia descaso da PBHMG tem mais 31 casos confirmados e quatro mortes por febre amarela, segundo secretaria de SaúdeSecretaria de Saúde atribui letalidade por febre amarela em Minas a rapidez no diagnósticoCBTU é notificada e passagem do metrô volta a custar R$ 1,80A ação prevê atividades para chamar a atenção da população para o uso racional e responsável desses medicamentos, bem como para os perigos do uso indevido, que podem levar ao aparecimento das chamadas “superbactérias” no organismo. Elas se tornam resistentes até mesmo aos antibióticos mais potentes.
Ações são o realizadas por meio de distribuição de material informativo e aplicação de questionário para farmacêuticos.
De acordo com a SMSA, o objetivo é elaborar diagnóstico e identificar as necessidades de análise da Vigilância Sanitária (VISA) relacionadas à resistência aos antimicrobianos no município – tanto na rede como no setor privado. Assim, promover redução de erros no receituário estimulando a dispensação correta de antimicrobianos pelas drogarias, farmácias, serviços de saúde em geral. .