Nesta terça-feira, comemora-se o Dia da Consciência Negra, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência à escravidão no Brasil. Criada em 2003, a celebração só foi instituída no calendário nacional em 2011.
Como forma de celebrar a data, propiciar voz ao movimento negro e lutar contra o racismo, Belo Horizonte recebe a 3ª edição do festival Somos Todos Black. A iniciativa vai desta terça-feira até domingo e conta com shows, gastronomia, intervenções urbanas, debates e lançamentos de livros.
Entre os artistas que fazem parte do movimento negro e se apresentarão no festival estão grandes nomes como Flávio Renegado, Sérgio Pererê e Manu Dias. Eles se apresentam neste sábado, a partir das 14h, na Rua Guaicurus – entre ruas da Bahia e Espírito Santo, Centro.
Nesta terça, o evento contou com a performance dos grupos Negros no Topo, Capoeira Angola, Meninos de Palmares e Laia Cia de Danças Urbanas. Os artistas se apresentaram por cerca de seis horas, das 12h às 17h15, na Cidade Administrativa e, das 18h às 19h, no Sesc Palladium, no centro de BH.
Já nesta quarta-feira, será lançado o livro “O que é encarceramento em massa” de Juliana Borges, negra formada em letras pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora de Antropologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). A obra discorre sobre o alto índice de negros em presídios pelo país. O evento ocorre as 19h, no Centro de Referência da Juventude, na Rua Guaicurus, número 50, no Centro de BH. Participam da cerimônia empresários da Bahia, São Paulo e de Belo Horizonte.
Confira a programação completa do festival a partir desta quarta-feira:
QUARTA (21)
» Lançamento do livro
O que é encarceramento
em massa
De Juliana Borges. Às 19h, na Rua Guaicurus, 50, Centro. Mesa-redonda Empreendedorismo Periférico, com Itala Herta (BA), Alex Barcelos (SP), Danusa Carvalho (BH), Makota Kizandembu (BH) e Vânia do Carmos Silva (Bloco Angola Janga).
QUINTA (22)
» Mesa-redonda Sabedoria
de Mulher Preta
Com Capitã Pedrina, Mametu Muiânde, Majota Kidoiale e Makota Celinha. Às 19h, na Rua Guaicurus, número 50, Centro
SÁBADO (24)
» Somos Todos Black
A partir das 14h, na
Rua Guaicurus, entre ruas
da Bahia e Espírito
Santo, Centro
Feira de roupas, acessórios, livros, turbantes e cosméticos
Circuito Gastronômico
de Favelas
Apresentação de DJ Maurinho, Disputa Nervosa, Macaco Soul, Negras Autoras, Flávio Renegado, Manu Dias, Sérgio Pererê e Das Quebradas
» Festival Afrocultural Makamba
» Festival Afrocultural Makamba
Mercado da Lagoinha.
Av. Presidente Antônio Carlos,
821, Lagoinha
Das 10h às 18h, feira de artesanato e comidas típicas. Shows com Velha-guarda da Lagoinha e Afoxé Bandarerê
DOMINGO (25)
» Somos Todos Black
A partir das 10h, na
Rua Guaicurus, entre ruas
da Bahia e Espírito
Santo, Centro
Visita guiada à
Rua Guaicurus
Aniversário da alegria
Feira de roupas, acessórios, livros, turbantes e cosméticos
Banquete das Missões. Cozinha da senzala com
os mentores Flávio Trombino/Xapuri e Americo Piacenza. Convidadas: dona Dirce, dona Nilce e Lucilene
Apresentações de Orisamba, Preta Poeta, Juventude de Terreiro, DJ Maurinho, Palomita, Angola Janga e Zi Reis (grafite ao vivo)
» Festival Afrocultural Makamba
Mercado da Lagoinha.
Av. Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha
Das 10h às 18h, feira de artesanato e comidas típicas. Shows com Velha-guarda da Lagoinha e Afoxé Bandarerê