Jornal Estado de Minas

Homenagem a vítimas do trânsito é realizada na Praça 7


Uma homenagem às vítimas de acidentes de trânsito é realizada na manhã desta quarta-feira (21) em Belo Horizonte, na Praça 7 de Setembro. 
 
O evento é resultado de uma mobilização da Organização das Nações Unidas (ONU) e diversos governos.

Orientações e dicas de segurança serão repassadas para a população sobre os riscos do trânsito. A homenagem tem como mote o Dia Mundial das Vítimas de Trânsito, que é celebrado no próximo domingo (25), e promovido pela ONU. 


Mortes no trânsito

 
De acordo com dados divulgados pela Seguradora Líder, mais de 63 mil mortes foram causadas por acidentes de trânsito no Brasil nos últimos dois anos. 

Entre 2016 e 2017, das vítimas de ocorrências fatais cujas famílias foram indenizadas pelo Seguro DPVAT, mais de 26 mil eram jovens (de 18 a 34 anos). Grande parte dos acidentes aconteceu com motociclistas e 65% das mortes no trânsito são registradas nas regiões Sudeste e Nordeste. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que cerca de 52 mil acidentes foram registrados nas estradas em todo o país entre janeiro e setembro de 2018. A principal causa, explica a PRF, é a falta de atenção no trânsito. Outro ponto de destaque é o consumo de bebidas alcoólicas por condutores, que alcançou mais de 4 mil casos no mesmo período. 

Os estados que mais se destacam, informa o levantamento, são Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro – que somam 46% de todas as ocorrências.  
 
* Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen

.