Vereadores vão discutir com a sociedade, nesta sexta-feira, possíveis medidas para evitar o tráfico e uso de drogas nos arredores do Conjunto Habitacional IAPI, localizado nas imediações do Complexo da Lagoinha, na Região Noroeste de Belo Horizonte. A audiência pública ocorrerá, às 19h, na Escola Municipal Honorina de Barros, na Praça Professor Corrêa Neto, número 6, no Bairro São Cristóvão.
A reunião foi marcada após moradores do conjunto reclamarem da retirada de grades que cercavam o local. Segundo eles, a decisão contribuiria ainda mais para que traficantes e usuários de crack circulassem nos arredores, causando insegurança na região. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) alega que as grades descaracterizam a obra arquitetônica do IAPI, tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município. - A decisão está suspensa pela Justiça desde o dia 25 de setembro.
No início de maio, também em uma audiência pública,a administração municipal apresentou uma política pública com objetivo de reduzir danos em relação ao consumo de álcool e drogas no Complexo da Lagoinha.
Na reunião, a PBH tinha informado que estava implantando um plano de intervenção qualificada nas cenas de uso de crack na região. De acordo com o governo, para atender a demanda, seria formada mais uma equipe de saúde da família - Programa do Ministério da Saúde que realiza ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes - que atenderia especificamente naquela área.
* Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa