Foram soltos, nesta terça-feira, quatro casais do pássaro Bicudo na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Porto Cajueiro, da Usina Coruripe, na cidade de Januária, Região Norte de Minas. A iniciativa tem como objetivo recuperar a população da espécie, que hoje é classificada pelo Ministério do Meio Ambiente como “criticamente ameaçada”, correndo risco de extinção.
Leia Mais
90 pássaros silvestres são apreendidos na Região Central de MinasMais de 60 pássaros silvestres são apreendidos em Santa LuziaPássaros criados ilegalmente por idoso são apreendidos em ContagemPolícia prende suspeito de decapitar andarilho em JanuáriaIdoso é denunciado por maus-tratos a animais no Triângulo MineiroA RPPN Porto Cajueiro faz parte do corredor Sertão Veredas-Peruaçu, uma das áreas prioritárias para conservação do Cerrado, e está dentro da área de distribuição original do Bicudo.
Flautista da Natureza
O Bicudo é originário da América do Sul e Central e pode ser encontrado do norte da Argentina ao México. De acordo com a Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros (Cobrap), a espécie habita pastos alagados, veredas com arbustos, bordas de capões de mata, brejos, beiras de rios e lagos.
O pássaro é famoso pelos sons que emite, sendo comparados aos sopros de um flautista.
.
O pássaro é famoso pelos sons que emite, sendo comparados aos sopros de um flautista.