Shoppings, lojas, galerias e centros comerciais diversos estão sendo vistoriados na manhã desta quinta-feira (19) pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. A ideia é averiguar se os estabelecimentos têm estrutura e estão dentro das normas de combate a incêndios e situações de pânico.
A Operação Alerta Vermelho visa “a disseminação da cultura de prevenção e proteção ao cidadão mineiro”. De acordo com a corporação, não estão previstas autuações aos comércios irregulares por hora.
São 738 militares empenhados na ação que deve percorrer 580 estabelecimentos em Belo Horizonte. Em todo o estado o número deve ultrapassar mil lugares visitados.
O capitão Marcus Vinícius Santana, subcomandante do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros e responsável pela operação, explica que os militares procuram os responsáveis pelos estabelecimentos, averiguam possíveis irregularidades e informam sobre como se adequar à legislação.
“Vamos conferir saídas de emergência, hidrantes, extintores, etc. Os donos serão orientados sobre a existência e o uso desses equipamentos e instruídos sobre regularização do local”, afirma.
Na capital, o posto de comando da Operação Alerta Vermelho está montado no 1º Batalhão de Bombeiros Militar, na Rua Piauí, 1815, Bairro Cruzeiro.
*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen