Dois projetos lançados nesta semana pretendem espalhar o encanto do Natal por diferentes partes de Belo Horizonte neste dezembro. De um lado, a administração pública anunciou que vai receber propostas por meio do Projeto Ilumina BH para incentivar a instalação de decorações natalinas em calçadas, praças, árvores e imóveis pela cidade. Do outro, um movimento que reúne moradores e empresários do Bairro de Lourdes instalou árvores de Natal gigantes na região. O Ilumina BH foi instituído pelo Decreto nº 17.020, publicado na quinta-feira no Diário Oficial do Município (DOM), e tem como objetivo “propiciar à sociedade a possibilidade de cooperar com a qualificação da paisagem urbana por meio da proposição de projetos de implantação de iluminação decorativa, de caráter temporário, em bens públicos municipais, especialmente mobiliários urbanos, calçadas e logradouro público desde que obedecidas, para cada caso, as regras previstas na legislação municipal”.
A iniciativa pode vir de pessoas físicas ou jurídicas. O decreto prevê que o Projeto Ilumina BH deve ser realizado anualmente entre novembro e o dia 6 de janeiro do ano seguinte. Tradicionalmente, a decoração natalina é retirada nesta data, quando é celebrado o Dia de Reis. Os interessados devem encaminhar propostas à Secretaria Municipal de Política Urbana, responsável por analisar e conceder o aval à realização. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informa que fica a cargo dos responsáveis por cada proposta a confecção e segurança do projeto de iluminação, bem como a instalação, manutenção e remoção dos equipamentos.
Custos também são responsabilidade da pessoa física ou empresa, inclusive “aqueles decorrentes de eventuais danos causados pelo próprio interessado ou por terceiros”.
Uma grande árvore que enfeita a entrada do BH Shopping, no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul da capital, está chamando a atenção de quem passa no entorno. A Árvore Iluminada é a maior de BH: 34 metros de altura, mais de 200 mil luzes e até 2 mil combinações de cores e movimentos. Vale lembrar que dentro do centro comercial tem a Árvore do Bem, em parceria com a Jornada Solidária do Estado de Minas, que o cartão das crianças, de 0 a 6 anos, atendidas por 12 creches da capital e região metropolitana. Quem quiser, pode pergar o cartão e fazer uma doação para a criança escolhida. A administração shopping aposta em decoração inédita e exclusiva.
Já árvore de Natal gigante foi montada no estacionamento do piso Mariana e pode ser vista de vários pontos da cidade. A estrutura é um presente para a cidade. “Temos uma história de amor com BH.
LOURDES BRILHA O tradicional bairro também na Região Centro-Sul de BH ganhou 240 árvores de Natal que foram inauguradas oficialmente ontem. A iniciativa de caráter solidário veio de moradores, mais de 170 empreendedores de Lourdes e também teve o apoio de órgãos públicos e da iniciativa privada. O Lourdes Brilha instalou a decoração no raio compreendido entre a Avenida do Contorno e as ruas Santa Catarina, Gonçalves Dias e Espírito Santo. Ao todo, são 50 quarteirões. Nas calçadas foram colocados equipamentos com 3,5 metros de altura. Outras seis, dispostas nas rotatórias, com 9 metros. A instalação levou uma semana.
Leia Mais
Feira Hippie amplia horário de funcionamento nos domingos antes do NatalPoliciais militares de BH arrecadam brinquedos para distribuir no Natal Jornada Solidária faz parceria com BH Shopping para ajudar crianças no NatalPapai Noel leva alegria a Santa Casa de Misericórdia de BH Cartas para o Papai Noel dos Correios se esgotam antes da data em Belo HorizonteÔnibus iluminados circulam pela Região Metropolitana de Belo HorizonteJogos de tabuleiro reúnem fãs em BHO projeto foi idealizado pelo grupo Marias Bonitas de Lourdes, movimento de moradoras e empresárias do bairro para promover melhorias, projetos sociais e networking. Além da decoração, o Lourdes Brilha promoverá outros eventos natalinos como a distribuição de fraldas, cosméticos, cobertores, brinquedos e roupas para entidades carentes, oficinas e vendas solidárias, cujo valor será revertido para associações.
“Temos 70 pontos de arrecadação e estamos convidando a população de Belo Horizonte a participar deste projeto brilhando com a gente, trazendo doações para seis projetos sociais”, diz Clarissa Vaz, integrante do Marias Bonitas de Lourdes e uma das organizadoras do Lourdes Brilha. Ela ressalta que o projeto existe para resgatar a solidariedade e trazer o verdadeiro espírito de Natal em Belo Horizonte. “É importante destacar três palavras: voluntariado, solidariedade e união. Somente com isso conseguimos colocar o projeto desta forma”, finalizou. Mais informações estão disponíveis no site www.lourdesbrilha.com.br e no Instagram www.instagram.com/lourdesbrilhabh.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck.