O início da semana deste último mês do ano deverá ser de chuva constante e temperatura amena, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa constância nas precipitações desde novembro trouxe saturação do solo em algumas regiões, trazendo alertas para problemas como deslizamentos e desabamentos, com alertas da Defesa Civil. Segundo o instituto, o risco é de “perigo potencial” até o fim do dia de hoje por causa de uma frente fria que atua sobre Minas Gerais.
Leia Mais
Chuva provoca deslizamento de terra em Santa LuziaMosteiro de Macaúbas festeja volta de imagens restauradas ao altarBelo Horizonte é a capital brasileira com mais carros por habitanteContra prisões, perueiros fazem carreata em Belo Horizonte
De acordo com o Instituto Climatempo, as condições meteorológicas estão muito favoráveis para a formação de áreas de instabilidade na Região Sudeste do Brasil, por causa da presença de um sistema de baixa pressão. O último mês do ano começou com chuva em grande parte de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte.
Hoje, a instabilidade tende a intensificar sobre o estado. A previsão é de chuva frequente na capital mineira ao longo da semana. A temperatura fica amena nos próximos dias.
A Defesa Civil recomenda que, em virtude das fortes chuvas nos últimos dias, os cidadãos evitem enfrentar o mau tempo. “Observe alteração nas encostas. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, informou o Inmet.