A partir deste sábado, dia 8, o Palácio da Liberdade será reaberto à visitação pública. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. A retomada das visitas chega a tempo da inauguração das luzes de Natal na Praça da Liberdade, marcado para o dia 6.
A antiga sede do governo do estado, na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, estava fechada para visitas desde 2015. A reabertura do imóvel histórico é resultado de uma iniciativa conduzida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA).
O espaço agora terá uma abordagem museológica com visitação espontânea dedicada ao público em geral, e também educativa, direcionada especialmente às escolas públicas estaduais.
“Durante os fins de semana, sábados e domingos, o Palácio estará aberto para o público em geral. Todos terão a oportunidade de conhecer a estrutura e as principais salas, distribuídas em dois pavimentos, desde edifício. Já durante a semana, o Palácio vai receber a visitação das escolas”, informa a Secretaria.
É importante destacar que o acesso ao Palácio da Liberdade só será permitido com hora marcada e o número de visitantes será limitado. A visita interna vai durar cerca de uma hora, com grupos agendados a cada 30 minutos. Aos sábados e domingos, as visitas serão das 9h às 15h.
Já as visitas escolares serão realizadas mediante agendamento e em duas etapas, começando com a formação dos educadores e em seguida realização da visitação. O programa terá capacidade de atendimento para quatro turmas de 8h às 10h10, de 8h30 às 10h40, de 14h às 16h10 e das 14h30 às 16h40.