Jornal Estado de Minas

Praça da Liberdade é reaberta e luzes de Natal serão inauguradas dia 6



Como antecipou o Estado de Minas na edição do último sábado, a Praça da Liberdade foi entregue aos belo-horizontinos nesta segunda-feira, após seis meses de obras de revitalização. As tradicionais luzes natalinas serão inauguradas na próxima quinta-feira, 6 de dezembro. 

O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva da Secretaria de Estado de Cultura nesta manhã. Os tapumes grafitados que cobriam o entorno da praça foram retirados nesta segunda. A expectativa é de que alguns deles sejam reaproveitados em outros espaços públicos. 

Quem passar pela praça agora vai encontrar bancos novos, piso recuperado, fontes restauradas, assim como bustos que tiveram as placas roubadas há alguns anos e foram restaurados. 



O espaço também conta com nova irrigação e o piso da Alameda da Travessia agora continua até a entrada do Palácio da Liberdade, que será reaberto à visitação pública no sábado. Árvores infestadas de cupins e outras pragas foram suprimidas e outras, podadas. A cobertura do coreto também deve receber pintura, mas somente quando o tempo estiver estável. 

O custo total da obra é estimado em cerca de R$ 5,2 milhões, sendo toda a parte da prefeitura bancada com recursos municipais, e dos serviços a cargo do Iepha pelas empresas Vale e Cemig, a partir de medidas compensatórias com o estado, totalizando R$ 2,8 milhões.

Praça iluminada


A tradicional luzes natalinas que enfeitam a Praça da Liberdade no fim de ano será inaugurada às 19h15 da próxima quinta-feira. Neste ano, os enfeites serão com mais de 400 mil microlâmpadas de LED,  mil lâmpadas estrobos, 1,5 mil metros de mangueiras luminosas e 78 projetores.
Uma cortina de microlâmpadas vai enfeitar o coreto e uma árvore de Natal com sete metros de altura será instalada no ponto turístico.

Pela segunda vez, o projeto de decoração do local foi escolhido por meio de um concurso com participantes de todo o estado. Neste ano, o tema foi Músicas de Minas, em homenagem ao Projeto de Registro de Patrimônio e Material das Violas de Minas, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). A arquiteta Cristiana Rodrigues Claudio, de Nova Lima (MG), assina o projeto “Linha de Luz”, que venceu o concurso.
.