A sequência de dias com chuva e a previsão de precipitações para os próximos dias em Belo Horizonte preocupam as autoridades de segurança. Para evitar ocorrências graves, moradores devem ter atenção. Com o solo encharcado, aumentam a chance de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos, e erosões. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta, na tarde desta segunda-feira, para risco geológico.
Ocorrências já começaram a ser registradas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o que reforça o alerta. Na madrugada desta segunda-feira, um barranco cedeu em Santa Luzia e ameaçou atingir uma casa na Rua Três, no Bairro Castanheira. Os moradores já tinham deixado o imóvel. Ninguém ficou ferido.
Algumas medidas podem ser tomadas pela população para evitar as ocorrências. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda que seja instalada calha no telhado da casa, vazamentos em reservatórios e caixas-d'água devem ser reparados, deve se evitar jogar lixo ou entulho nas encostas, não despejar esgoto nos barrancos, não fazer queimadas.
Para identificar possíveis possibilidades de deslizamentos, os moradores devem ficar atentos a Trinca nas paredes, verificar se há água empoçando no quintal, se portas e janelas estão emperrando, se há rachaduras no solo, se existe água minando da base do barranco, e se há inclinação de poste ou árvores.
Equipes da Defesa Civil percorreram vias da Vila São Paulo, Avenida Teresa Cristina, e Vila Chaves em viaturas para alertar a população.
Meteorologia
A Defesa Civil emitiu, mais cedo, um alerta de chuva que vale até 8h de terça-feira. Segundo o órgão, a instabilidade é causada pela atuação de uma frente fria que está sobre Minas Gerais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o início da semana deverá ser de chuva constante e temperatura amena. A temperatura deve variar de 17°C a 25°C em Belo Horizonte, com a umidade alta, entre 65% e 100%. De terça-feira em diante, a tendência é de que o sol volte a brilhar, mesmo que entre nuvens, mas chuvas isoladas ainda podem voltar a cair, com intensidade menor.