As ocorrências de chuva, junto com o tempo quente, acelera a proliferação de insetos, entre eles o Aedes aegypti. A preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito sempre deve ser constante em Minas Gerais, ainda mais nesta época do ano. Em 2018, os casos prováveis de dengue nos primeiros 11 meses já superaram todo o ano passado. O número de mortes também pode ser maior e chegar a 21.
Leia Mais
Tempo chuvoso liga alerta amarelo e deixa população vulnerável à dengueMinas Gerais tem 25,5 mil casos prováveis de dengue em 2018Minas Gerais tem mais de 24 mil casos prováveis de dengue em 2018BH tem 306 casos confirmados de dengue, 16 de chikungunya e três de zikaMinas registra três mortes de pacientes com suspeita de dengue em 14 diasAlta infestação do Aedes em BH aumenta risco de dengue e outras doençasMinas tem média de 78,9 casos prováveis por dengue por dia em 2018Semáforos desligados complicam trânsito na Região Centro-SulEm 2018 o número de mortes também pode ser maior.
A preocupação com a dengue está ainda maior neste ano. Depois de oito anos, um dos tipos do vírus, o Denv 2, voltou a circular. Como boa parte da população não teve contato com este tipo do vírus, a chance de contaminação é maior.
Em relação à febre chikungunya, Minas registrou 11.697 casos prováveis.