Leia Mais
Assembleia assume manutenção da Praça Carlos ChagasDevido à iluminação de Natal, BHTrans vai alterar trânsito na Praça da LiberdadePopulação aprova revitalização da Praça da LiberdadeIluminação Praça da LiberdadeCentro Cultural Minas Tênis Clube passa integrar Circuito LiberdadeEM faz visita exclusiva ao Palácio da Liberdade e mostra resultado das obrasAs novidades no espaço de lazer não param aí. Nesta quinta-feira, a Praça da Liberdade estreia as luzes de Natal, iluminação tradicional do cartão-postal no mês de dezembro. A iluminação foi testada nesta quinta e tem como tema a viola mineira.
"O tema desse é música mineira, então eu busquei representar as canções por meio da linearidade das peças. Há linhas que simulam as partituras e a fluidez musical. Eu usei a viola para representar a música mineira", conta Cristiana Rodrigues, arquiteta responsável pela iluminação de Natal. O projeto dela ganhou o nome de "Linhas de Luz" e foi escolhido após concurso realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) com concorrentes de todo o estado.
Presente à praça pela primeira vez após a reabertura, Alysson Magalhães elogiou as luzes de Natal. "Dentro dessa crise que está o estado e a prefeitura, é uma iluminação bem bonita. Gostei muito e o prefeito está de parabéns", ressaltou. Contudo, Magalhães destacou a necessidade de mais cercamentos na praça, pois, para ele, a população começa a pisar nas gramas recém-plantadas com o passar do tempo.
O espaço passou por uma ampla revitalização, iniciada em julho. A requalificação foi resultado de uma parceria da PBH com a BHIP (concessionária responsável pela iluminação pública da capital), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e a mineradora Vale.
Manutenção da praça
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do prefeito Alexandre Kalil (PHS), e a construtora MRV Engenharia, na figura do seu presidente Rubens Menin, anunciaram uma parceira para manutenção da Praça da Liberdade nesta quarta-feira. Com isso, a empresa privada ficará responsável por todos os serviços de preservação do cartão-postal, reaberto nessa segunda após obras de revitalização do espaço. Isso inclui serviços de capina, pintura, conservação do coreto, das ninfas, fontes, bancos e demais estruturas da praça.
A opção pela MRV Engenharia ocorreu após uma recusa da mineradora Vale, que participou ativamente das intervenções de requalificação do espaço. "A MRV aceitou prontamente nosso convite. Negociamos com a Vale durante um ano, mas ela tem problemas e nós compreendemos. A partir de agora, a empresa (MRV Engenharia) dará um tratamento especial à praça, inclusive com a limpeza", ressaltou o prefeito Alexandre Kalil. "Estamos entregando um equipamento de Primeiro Mundo parao povo de Belo Hoizonte. A Praça é do povo, que precisa preservar e cuidar desse espaço com carinho", disse o prefeito
Questionado sobre a segurança da praça, Kalil afirmou que o problema principal é o desemprego do país. "O presidente (Jair Bolsonaro) precisa tirar 13 milhões de pessoas do mundo clandestino, da falta de emprego. Só aí vamos diminuir a insegurança e dar apoio à população desempregada, capaz de fazer coisa que até Deus duvida".
Segundo o presidente da MRV Engenharia, Rubens Menin, a parceria com o Executivo municipal não tem prazo de duração. Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar os trabalhos desempenhados pelo Programa Gentileza, idealizado por Ana Laender, esposa de Kalil.