Jornal Estado de Minas

Incêndio destrói altar de igreja em Uberaba

- Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um incêndio durante a madrugada desta quinta-feira destruiu o altar da Paróquia Santa Luzia, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Ninguém ficou ferido e as causas ainda serão apuradas. A suspeita é de que o fogo tenha sido provocado por um curto-circuito. 

A igreja fica no Bairro Jardim Induberaba. Segundo o Corpo de Bombeiros, o combate ao fogo terminou por volta das 4h30. Houve danos estruturais que precisam ser avaliados. “O serviço de engenharia da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uberaba foi acionado para dimensionar a severidade dos danos estruturais”, informou a corporação. 

- Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A assessoria de imprensa da Arquidiocese de Uberaba confirmou que as chamas atingiram todo o altar e destruíram peças sacras, como imagens. A igreja estava em reformas, o que levantou a hipótese de um curto-circuito.


 
“A Arquidiocese de Uberaba, consternada com o incêndio ocorrido durante a madrugada desta quinta-feira (06) na Paróquia de Santa Luzia, no Jardim Induberaba, vem a público para manifestar a sua tristeza e solidariedade ao padre e ao povo daquela Comunidade Paroquial e aguarda, por parte dos órgãos competentes, que seja averiguado as causas do incêndio”, diz a nota da Arquidiocese divulgada nesta manhã. O arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, lamentou o ocorrido.

Segundo a entidade religiosa, por conta da reforma, as celebrações da festa de Santa Luzia já eram realizadas em um galpão ao lado da igreja.
“A paróquia de Santa Luzia informa que a programação da festa continua normalmente nesta quinta-feira (06) e também nos demais dias da festa, que termina na próxima quinta-feira (13). A paróquia convida a todos para participarem das festividades e orações”, detalhou a Arquidiocese. A celebração vai até o dia 13.

A corporação informou que a edificação não possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento confirmando que o imóvel tem condições de segurança contra incêndio e pânico previstas na lei. De acordo com os bombeiros, o projeto estava aprovado, mas não foi solicitada a vistoria de liberação. Já a área onde a festá ré realizada já foi aprovada. “O AVCB para o evento foi emitido em 30 de novembro de 2018, mas ainda não foi retirado no nosso quartel pelo responsável técnico”, detalhou o Corpo de Bombeiros. O em.com.br questionou a Arquidiocese sobre o caso e aguarda resposta. 
.