Um esquema de fraude no fracionamento e comercialização de leite em pó está na mira da Polícia Federal (PF) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Uma operação, chamada de “Soro Positivo”, foi desencadeada na manhã desta segunda-feira em Belo Horizonte e Contagem, na Grande BH. Ao todo, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
De acordo com a PF, os agentes identificaram que uma das empresas investigadas estava guardando o produto de forma indevidamente. A investigada teria feito o fracionamento de leite em pó não-instantâneo, mas o embalando como leite em pó instantâneo, enriquecido com vitaminas e minerais. Já outra empresa alvo das buscas teria realizado fracionamento e comercialização do produto no mercado sem autorização e com utilização indevida do selo S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal) de outra empresa.
Os envolvidos no esquema vão responder por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substância ou produtos alimentícios e Falsificação de selo ou sinal público. As penas podem chegar a até 14 anos de prisão.