Jornal Estado de Minas

Aposentado é detido suspeito de assediar universitária na Estação São Gabriel



Um aposentado de 58 anos foi levado para a delegacia suspeito de assediar sexualmente uma jovem de 21 anos, estagiária de pedagogia, na Estação São Gabriel, Região Nordeste de Belo Horizonte. O caso foi registrado na manhã desta terça-feira.

De acordo com a Guarda Municipal, a jovem disse ter sido vítima do homem na escada rolante da estação, quando estava a caminho do trabalho. “A vítima pediu ajuda aos guardas municipais que atuam naquela estação, alegando que vinha sendo alvo do assédio do acusado há alguns dias, observando que ele a olhava fixamente e sempre tentava estar próximo do local onde ela se encontrava”, informou o Guarda, por meio de nota. “Se sentindo intimidada com a situação a jovem resolveu denunciá-lo hoje, após ser puxada pela mão por ele, quando usava a escada rolante da estação”, diz o texto. 

Ao ser abordado ainda na estação, o suspeito negou as acusações e disse que realmente encontrava a vítima há vários dias no local porque usam a mesma linha de ônibus. Os envolvidos foram levados à Delegacia de Mulheres de Belo Horizonte. A Polícia Civil informou que até o fim da manhã o procedimento ainda estava em andamento, mas que será instaurado um inquérito para apurar os fatos.

A Estação São Gabriel foi uma das que recebeu a campanha da Guarda Municipal contra o assédio e importunação sexual no transporte público de Belo Horizonte, em outubro. Na ocasião, elas receberam panfletos com orientações sobre os casos e como proceder, além de um apito para ser acionado se forem vítimas do crime. A importunação sexual passou a ser crime com base na Lei Federal 13.718, sancionada em 24 de setembro de 2018.
A pena prevista é de um a cinco anos de prisão. 


.