Quem precisar ir ao Detran-MG a partir desta segunda-feira deve ficar atento: o atendimento presencial na sede do departamento será feito, exclusivamente, com agendamento prévio.
De acordo com a Polícia Civil, há uma média de mil pessoas que, por dia, são atendidas no Detran-MG e, por isso, o agendamento deve oferecer “comodidade, segurança e rapidez no atendimento presencial, evitando longas filas e reduzindo o tempo de espera para a prestação dos serviços”.
Há, também, uma limitação de três atendimentos presenciais por pessoa em um mesmo mês. Os serviços serão ligados ao CPF do usuário, que não pode agendar visitas para terceiros, salvo em caso de uso de procuração.
Além disso, o novo sistema permitirá que o usuário acesse o histórico de agendamentos e alterar marcações posteriores, desde que isso seja feito com até 30 minutos de antecedência do horário agendado.
A Polícia Civil explica, ainda, que caso o cidadão se atrase para um atendimento marcado, há tolerância de 15 minutos e possibilidade de reagendamento. Se o usuário faltar a três vezes aos atendimentos e não desmarcar com antecedência está prevista suspensão de 30 dias.
O atendimento prévio será necessário para os seguintes serviços:
- Adição/Mudança de categoria da CNH
- Alteração de dados do Condutor
- Autoescola (Reabertura e cancelamento de pauta, troca de taxas, etc)
- Baixa de comunicação de venda de veículo
- Cadastramento Biométrico
- Solicitar Carteira definitiva
- Cadastramento de CNH Digital
- Certidão de Prontuário
- Certidão positiva de veículo
- Habilitação para Estrangeiro
- Exame de Legislação
- Exame Reciclagem
- Informações
- Inscrição Inicial para 1ª habilitação/Reinício do Processo de habilitação
- Parcelamento de Débitos incidentes sobre veículos
- Pesquisa da situação do veículo
- Print dos dados do veículo
- Solicitar Renovação da CNH
- Solicitar Segunda via da CNH
- Transferência de Prontuário de outro Estado para Minas Gerais
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie Mendes