Moradores de Belo Horizonte tiveram que utilizar a criatividade para conseguirem se refrescar nesta sexta-feira. Os termômetros chegaram a marcar 32ºC, a temperatura mais alta registrada neste mês. O calor deve continuar durante o fim de semana. Cuidados devem ser tomados para evitar danos a saúde, pois a umidade relativa do ar ficou em torno de 25%, o que já é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Leia Mais
Belo Horizonte pode ter chuva nesta quinta-feiraDefesa Civil alerta para possibilidade de pancadas de chuva em BHCratera causada pelas chuvas interdita rodovia mineiraBelo Horizonte pode ter pancadas de chuva e trovoadas ao longo do diaBH registra temperaturas acima de 30ºC nos últimos sete dias; quarta pode ter chuvaCalor dos últimos cinco dias deve continuar nesta semanaTemperatura máxima deve ficar acima de 30ºC no fim de semanaA umidade relativa do ar chegou a 25% na Pampulha. Os índices já podem provocar danos a saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é de 60%.
Alguns cuidados devem ser tomados. Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido.