Piscinas, cachoeiras, parques, clubes, sítios. Essas são algumas opções que podem ser escolhidas por moradores de Belo Horizonte no fim de semana para aliviar o calor. O fim da primavera, que dá lugar ao verão na sexta-feira, às 20h22, será com altas temperaturas na capital mineira. Ontem, os termômetros marcaram 32°C, por volta das 16h, no dia mais quente de dezembro. A marcação deve se repetir hoje e amanhã, o que exige cuidados especiais da população com a saúde. Além do tempo quente, vai prevalecer a baixa umidade relativa do ar, com índices menores do que 30%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor é provocado por uma massa de ar seco que predomina em Minas Gerais. “Como tivemos a intensificação dessa massa de ar seco, as nuvens diminuíram. Consequentemente, há uma radiação maior. Por isso, a temperatura se eleva”, explicou. Desde o início do dia, poucas nuvens eram vistas no céu da cidade. A temperatura chegou ao seu ápice por volta das 16h. O calor deve continuar até o meio da próxima semana em Belo Horizonte. “Temos previsão de chuva a partir de quarta-feira e na quinta-feira as temperaturas devem ter um pequeno declínio”, completou.
Nessa sexta-feira, o dia também foi quente em cidades do interior de Minas. Na Região da Zona da Mata, alguns municípios tiveram temperatura acima de 30°C. Uma delas foi Coronel Pacheco, que registrou 35,9°C, a mais alta do estado. Segundo Claudemir de Azevedo, outras regiões tiveram chuvas isoladas, como Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Campos das Vertentes e Oeste. Hoje, a previsão é de mais calor. No setor Sul e Oeste há possibilidade de pancadas localizadas.
O tempo deve permanecer instável no fim de dezembro e início de janeiro. O verão, que começa na sexta-feira, vai ter início chuvoso. “Tradicionalmente, o verão já é com temperaturas elevadas e pancadas de chuva. Nesta temporada, o início da estação deve ser marcado com precipitações em boa parte de Minas Gerais. Destaque para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo, Sul, Zona da Mata e Campos das Vertentes”, comentou o meteorologista.
Cuide-se
A mistura de calor e tempo seco requer cuidados por parte da população. Ontem, em Belo Horizonte, a umidade relativa do ar chegou a 25% na Região da Pampulha, índice que pode provocar danos à saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% a 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é de 60%. No fim de semana, os índices devem ficar abaixo de 30%.
Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.