O policiamento está reforçado na Região Norte de Minas Gerais depois que as polícias de Minas Gerais receberam informações de uma mobilização de presos de uma facção paulista com atuação em todo o Brasil para resgatar dois detentos que estavam no Presídio de Francisco Sá, na cidade homônima. A informação foi repassada às agências de inteligência das forças de segurança no Norte de Minas e um provável plano de resgate foi frustrado com a transferência de dois presos para uma penitenciária federal.
Leia Mais
Encerrado julgamento de facção criminosa que contou com forte aparato de segurançaJulgamento de membros de facção criminosa entra no 2º dia em BHMembros de facção criminosa são julgados em BH sob forte esquema de segurança Operação cumpre mandados de prisão contra facção que atacou ônibus em MGSegurança volta a ser reforçada no Fórum Lafayette para julgamento de facçãoFacção criminosa responsável por onda de ataques em Minas é condenadaPM apreende fuzis e pistolas em um saco de ração em Ribeirão das NevesPresos transferidos no Norte de Minas participaram de roubo milionário em UberabaAinda conforme o inspetor, a Polícia Civil descobriu que o grupo com marginais de vários lugares do Brasil pretendia sitiar a cidade de Francisco Sá e usaria explosivos para entrar na cadeia, além de planejar o uso de armas de grosso calibre como metralhadora .50 e fuzis de diferentes calibres. "As equipes do Deoesp continuam os levantamentos para identificar as pessoas que participariam do resgate", acrescenta o inspetor. Até o momento ninguém foi preso.
Os detentos estavam no Presídio de Segurança Máxima em Francisco Sá.
“O serviço de inteligência dos órgãos envolvidos tiveram informação do intento do grupo criminoso que queria resgatar os presos. Nas informações ampliadas, chegou em quem seriam os presos”, explicou o capitão Wellignton Eduardo Mourão, chefe da Seção de Planejamento e Operações da 11ª Região da Polícia Militar (RPM).
As informações interceptadas eram que aproximadamente 30 pessoas da organização criminosa participariam da operação de resgate. Diante disso, nessa sexta-feira, os órgãos de segurança montaram uma megaoperação para fazer a transferência dos dois detentos, que seriam alvos dos resgates. Um ofício de notificação de transferência cautelar foi expedido pelo poder judiciário. Com isso, os presos, A.
Para isso, eles foram retirados da unidade com um forte esquema de segurança, que contou com dezenas de policiais, helicóptero e um avião da Polícia Militar (PM). Eles foram levados para o aeroporto de Montes Claros, cidade vizinha, em veículos. Depois, embarcaram em uma aeronave e foram levados para um presídio federal.
O cerco continua no Norte de Minas. O policiamento foi reforçado para tentar impedir qualquer ação da organização criminosa. “O plano era que 30 pessoas viriam para fazer o resgate. Não sabemos se realmente vieram. Mas, o policiamento continua reforçado.
O em.com.br entrou em contato com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) para falar sobre o assunto. Por meio de nota, o órgão informou que, “por razões de segurança, não comenta a transferência de presos”.
.