A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu 13 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão no Aglomerado da Serra, na Região da Vila Nossa Senhora da Conceição, ao longo de todas esta segunda-feira. As ações fazem parte da operação “Sacramentum”, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas em Belo Horizonte. Dos 13 alvos, oito já estavam presos.
De acordo com a corporação, as investigações começaram há cinco meses e tinham como objetivo identificar integrantes da associação criminosa que comandava o tráfico de drogas na região. Segundo a delegada à frente das investigações, Cláudia Marra, o bando agia de forma muito violenta em toda a região. “O grupo entrou em conflito armado com rivais no aglomerado, por disputa pelo território, gerando quebra da ordem social e insegurança, já que os integrantes do grupo atuam com grande violência e ameaça, possuindo inclusive armamentos adaptados com seletores de rajada e carregador caracol”, revelou.
Além das prisões, durante a ação foram apreendidas drogas e dinheiro. A análise dos vínculos, das imagens da câmera do Olho Vivo, além da troca de informações com a Polícia Militar auxiliaram as investigações.
O nome da operação se refere ao termo em latim Sacramentum, que significa sacramento. A Vila Nossa Senhora da Conceição é cortada por diversas vias que fazem alusão à fé cristã, católica, sendo que uma das principais ruas é chamada Sacramento.
*Estagiário sob supervisão da editora Jociane Morais