A sequência de dias com calor acima de 30°C deu lugar à chuva em Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira. No início da manhã, choveu na região do Belvedere, na zona sul da capital. A massa de ar seco e quente, que predomina em Minas Gerais há uma semana, vai perdendo força. Há previsão de pancadas de chuva para o fim da tarde e a noite. O tempo instável deve se intensificar ainda até sexta-feira, quando se inicia o verão. A Defesa Civil de BH divulgou um alerta válido até as 8h de quinta-feira.
De acordo com o meteorologista Cleber Souza, do Inmet, o Natal deve ser “bastante chuvoso”. Enquanto a chuva não vinha, os moradores enfrentaram altas temperaturas. Ontem, os termômetros na capital mineira marcaram 32,3°C, mesma temperatura de sábado, que foi o dia mais quente de dezembro.
Leia Mais
BH registra temperaturas acima de 30ºC nos últimos sete dias; quarta pode ter chuvaMinistério Público reage a plano de reabrir mineração no Rola-MoçaCalor dos últimos cinco dias deve continuar nesta semanaBH registra o dia mais quente de dezembro; há previsão de chuvaPolícia Civil faz operação contra crimes patrimoniais em MinasÔnibus é incendiado em Betim e suspeitos deixam carta com ameaças
Na tarde de ontem, sétimo dia consecutivo na capital com temperaturas acima de 30°, belo-horizontinos apelavam para as sombrinhas para se proteger do sol, sob um céu sem nuvens, um dos fatores fazem aumentar o calor. É que sem as nuvens a radiação solar entra com mais facilidade.
A situação se repete em todo o estado.
TEMPO SECO Junto com o calor, há ainda a baixa umidade relativa do ar. Os baixos índices provocam danos à saúde. Em Belo Horizonte, a umidade ficou em 40%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 60%. O índice entre 21% a 30% é considerado estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.
Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido.
Últimas temperaturas de BH
.