A sequência de dias com calor acima de 30°C deu lugar à chuva em Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira. No início da manhã, choveu na região do Belvedere, na zona sul da capital. A massa de ar seco e quente, que predomina em Minas Gerais há uma semana, vai perdendo força. Há previsão de pancadas de chuva para o fim da tarde e a noite. O tempo instável deve se intensificar ainda até sexta-feira, quando se inicia o verão. A Defesa Civil de BH divulgou um alerta válido até as 8h de quinta-feira.
De acordo com o meteorologista Cleber Souza, do Inmet, o Natal deve ser “bastante chuvoso”. Enquanto a chuva não vinha, os moradores enfrentaram altas temperaturas. Ontem, os termômetros na capital mineira marcaram 32,3°C, mesma temperatura de sábado, que foi o dia mais quente de dezembro. Hoje, mesmo com a precipitação, a máxima deve ficar em torno de 32°C.
Na tarde de ontem, sétimo dia consecutivo na capital com temperaturas acima de 30°, belo-horizontinos apelavam para as sombrinhas para se proteger do sol, sob um céu sem nuvens, um dos fatores fazem aumentar o calor. É que sem as nuvens a radiação solar entra com mais facilidade.
8h36 - Áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva (20 a 40 mm), com raios e rajadas de vento (em torno de 50 Km/h). Válido até às 8h de quinta-feira (20). @prefeiturabh @OficialBHTRANS @TransitoBH #BH #chuvaTranslate Tweet pic.twitter.com/Rok2MhX26N
— Defesa Civil BH (@defesacivilbh) 19 de dezembro de 2018
A situação se repete em todo o estado. “Temos apenas chuvas isoladas no Sul de Minas, mas em todas as regiões as temperaturas estão acima dos 30°C. Nesta tarde (ontem), por exemplo, em Coronel Pacheco, na Zona da Mata, os termômetros chegaram a marcar 37,4°C”, disse Cleber Souza.
TEMPO SECO Junto com o calor, há ainda a baixa umidade relativa do ar. Os baixos índices provocam danos à saúde. Em Belo Horizonte, a umidade ficou em 40%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 60%. O índice entre 21% a 30% é considerado estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.
Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele. (Com informações de Cristiane Silva)
Últimas temperaturas de BH