A BH Airport informou que a pista do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, será liberada parcialmente na tarde desta quinta-feira. Durante a madrugada, um avião que seguia de São Paulo para Londres fez um pouso de emergência no terminal. A liberação completa está prevista para as 19h desta quinta-feira. Até as 10h, 127 voos haviam sido cancelados.
A concessionária chegou a informar que a liberação parcial seria realizada a partir das 9h30, mas corrigiu a previsão para as 13h de hoje, com restrições. Na prática, isso significa que os pousos e decolagens serão feitos em uma mesma cabeceira. “A retomada de pousos e decolagens será administrada pelas companhias aéreas”, informou.
“A BH Airport mantém a recomendação que todos os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos, antes mesmo do deslocamento até o aeroporto”, reforça a concessionária. Vale lembrar que nesta manhã a Infraero disponibilizou o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, em Belo Horizonte, para receber os voos de Confins. Neste caso, a decisão de mandar os voos para lá também é de cada companhia.
À 1h43, um voo da Latam que seguia do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Londres, fez um pouso de emergência em Confins porque passava por problemas técnicos. Segundo a BH Airport, concessionária responsável pelo aeroporto internacional, os pneus do trem de pouso foram danificados e o avião só poderá ser removido após a troca dos equipamentos.
“O trem de pouso tem de 12 a 14 rodas, oito foram comprometidas porque essa aeronave estava muito pesada, ela ia pousar em Londres, mais de 300 passageiros. O peso do combustível fez com que as rodas estourassem e a Latam tem que providenciar”, detalhou o gerente de comunicação do Aeroporto de Confins, Nicolau Maranini.
Segundo ele, o piloto optou pelo terminal mineiro por ser um dos aeroportos de emergência do complexo aeronáutico brasileiro. “Isso acontece toda madrugada. Toda madrugada a gente tem um pouso aqui que deu problema, alguns com uma emergência menor, às vezes uma pessoa passa mal, toda madrugada tem isso. Mas, não é toda madrugada que oito rodas estouram. Não tem como puxar o avião”, enfatizou.
A partir da chegada das novas rodas, que estão vindo de outro estado, a previsão é de que o trabalho de substituição leve quatro horas. Cada uma delas pesa 250 quilos. “É uma operação delicada, você está trabalhando com uma aeronave e qualquer descuido pode abalar a estrutura da aeronave”, explicou Maranini. Ainda segundo ele, depende da companhia aérea se a aeronave será levada para outro local ou se vai passar pela correção do problema técnico ainda em Confins para seguir viagem. Os passageiros do voo para Londres receberam hospedagem e refeições da Latam.
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“O trem de pouso tem de 12 a 14 rodas, oito foram comprometidas porque essa aeronave estava muito pesada, ela ia pousar em Londres, mais de 300 passageiros. O peso do combustível fez com que as rodas estourassem e a Latam tem que providenciar”, detalhou o gerente de comunicação do Aeroporto de Confins, Nicolau Maranini.
Segundo ele, o piloto optou pelo terminal mineiro por ser um dos aeroportos de emergência do complexo aeronáutico brasileiro. “Isso acontece toda madrugada. Toda madrugada a gente tem um pouso aqui que deu problema, alguns com uma emergência menor, às vezes uma pessoa passa mal, toda madrugada tem isso. Mas, não é toda madrugada que oito rodas estouram. Não tem como puxar o avião”, enfatizou.
A partir da chegada das novas rodas, que estão vindo de outro estado, a previsão é de que o trabalho de substituição leve quatro horas. Cada uma delas pesa 250 quilos.