O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está funcionando parcialmente no início da tarde desta quinta-feira. O terminal aéreo estava fechado desde a madrugada após o pouso de emergência de um avião da Latam que seguia de Guarulhos (SP) para Londres. A previsão é de que a situação só seja normalizada às 19h de hoje.
Pela manhã, a BH Airport informou que a liberação parcial estava prevista para as 13h. No entanto, a operação foi retomada mais cedo. O primeiro voo da retomada foi um pouso de Belém (PA) às 11h47. Até as 13h haviam sido realizados sete pousos e uma decolagem para Teixeira de Freitas (BA) às 12h45. O aeroporto opera com restrições. Na prática, isso significa que os pousos e decolagens serão feitos em uma mesma cabeceira. “A retomada de pousos e decolagens será administrada pelas companhias aéreas”, informou a concessionária.
Por conta do problema, a Infraero liberou o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para pousos e decolagens de Confins, mas até o início da tarde apenas a empresa Azul havia optado por transferir alguns voos para lá. Conforme a Infraero, eram oito voos programados, sendo que o primeiro que pousou pela manhã vinha de Porto Velho (RO). Até as 10h, 127 voos haviam sido cancelados.
À 1h43, um voo da Latam que seguia do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Londres, fez um pouso de emergência em Confins porque passava por problemas técnicos. Segundo a BH Airport, concessionária responsável pelo aeroporto internacional, os pneus do trem de pouso foram danificados e o avião só poderá ser removido após a troca dos equipamentos.
“O trem de pouso tem de 12 a 14 rodas, oito foram comprometidas porque essa aeronave estava muito pesada, ela ia pousar em Londres, mais de 300 passageiros. O peso do combustível fez com que as rodas estourassem e a Latam tem que providenciar”, detalhou o gerente de comunicação do Aeroporto de Confins, Nicolau Maranini.
Segundo ele, o piloto optou pelo terminal mineiro por ser um dos aeroportos de emergência do complexo aeronáutico brasileiro. “Isso acontece toda madrugada. Toda madrugada a gente tem um pouso aqui que deu problema, alguns com uma emergência menor, às vezes uma pessoa passa mal, toda madrugada tem isso. Mas, não é toda madrugada que oito rodas estouram. Não tem como puxar o avião”, enfatizou.
A partir da chegada das novas rodas, que estão vindo de outro estado, a previsão é de que o trabalho de substituição leve quatro horas. Cada uma delas pesa 250 quilos. “É uma operação delicada, você está trabalhando com uma aeronave e qualquer descuido pode abalar a estrutura da aeronave”, explicou Maranini. Ainda segundo ele, depende da companhia aérea se a aeronave será levada para outro local ou se vai passar pela correção do problema técnico ainda em Confins para seguir viagem. Os passageiros do voo para Londres receberam hospedagem e refeições da Latam.
Confira na íntegra a nota divulgada pela Latam:
À 1h43, um voo da Latam que seguia do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Londres, fez um pouso de emergência em Confins porque passava por problemas técnicos. Segundo a BH Airport, concessionária responsável pelo aeroporto internacional, os pneus do trem de pouso foram danificados e o avião só poderá ser removido após a troca dos equipamentos.
“O trem de pouso tem de 12 a 14 rodas, oito foram comprometidas porque essa aeronave estava muito pesada, ela ia pousar em Londres, mais de 300 passageiros. O peso do combustível fez com que as rodas estourassem e a Latam tem que providenciar”, detalhou o gerente de comunicação do Aeroporto de Confins, Nicolau Maranini.
Segundo ele, o piloto optou pelo terminal mineiro por ser um dos aeroportos de emergência do complexo aeronáutico brasileiro. “Isso acontece toda madrugada. Toda madrugada a gente tem um pouso aqui que deu problema, alguns com uma emergência menor, às vezes uma pessoa passa mal, toda madrugada tem isso. Mas, não é toda madrugada que oito rodas estouram. Não tem como puxar o avião”, enfatizou.
A partir da chegada das novas rodas, que estão vindo de outro estado, a previsão é de que o trabalho de substituição leve quatro horas. Cada uma delas pesa 250 quilos. “É uma operação delicada, você está trabalhando com uma aeronave e qualquer descuido pode abalar a estrutura da aeronave”, explicou Maranini. Ainda segundo ele, depende da companhia aérea se a aeronave será levada para outro local ou se vai passar pela correção do problema técnico ainda em Confins para seguir viagem. Os passageiros do voo para Londres receberam hospedagem e refeições da Latam.
Confira na íntegra a nota divulgada pela Latam:
"A LATAM Airlines Brasil informa que, devido a falhas em um dos sistemas da aeronave, o voo LA 8084 (São Paulo/Guarulhos - Londres) precisou realizar um pouso de precaução no aeroporto Confins, às 1h43h, dessa quinta-feira (20).
Por se tratar de um voo internacional em início da viagem, a aeronave realizou um pouso com peso acima da média, porém dentro dos parâmetros de operação previstos, ocasionando um aquecimento dos freios durante o pouso. A aeronave parou com total segurança no meio da pista e sem ultrapassar os limites de sua extensão.
Em caso de aquecimento dos freios, o avião possui um sistema automático no qual os pneus se desinflam. O serviço contra incêndio do aeroporto foi acionado e atuou no resfriamento do conjunto de freios da aeronave.
Os passageiros desembarcaram normalmente por meio de escadas na própria pista, e foram conduzidos ao terminal do aeroporto. De lá, os passageiros receberam assistência e foram encaminhados até o hotel.
Depois de cuidar primordialmente de seus passageiros, a empresa está trabalhando ativamente na remoção da aeronave e, consequentemente, na volta da operação regular do aeroporto.
A empresa está colaborando nas investigações das autoridades competentes."