A chegada do fim de semana é marcada por muito calor durante o dia e chuva a noite. A Defesa Civil de Belo Horizonte alertou para possibilidade de chuva nesta quinta-feira. Segundo o órgão, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva de 20mm a 30mm, com raios e rajadas de vento, em torno de 50 km/h. O alerta da Defesa Civil vale até às 23h.
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas que podem alagar, próximo aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos.
Nesta época do ano, de muita ventania e raios, a Defesa Civil ainda adverte para que a população não se abrigue e estacione veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e causar graves acidentes. Atenção especial também em áreas de encostas e morros.
Recomendações
- Não tocar nem usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Não coloque lixo nas ruas que seja de fácil propagação com o vento.
- Desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás.
- Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair, dentro das residências, com o vento forte (exceto em área inundável).
Em caso de raios, se estiver na rua:
- Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos.
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios.
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos.
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas).
- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.
- Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie
.