Jornal Estado de Minas

Entenda o motivo da demora para liberar a pista do Aeroporto de Confins


A companhia aérea Latam explicou, na tarde desta quinta-feira (20) que não dispõe de equipamento para retirar o avião que fez um pouso forçado no Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, porque o modelo da aeronave não opera no estado. Esse é o motivo da demora em solucionar o transtorno causado no terminal, que precisa esperar a chegada de um macaco hidráulico e oito pneus, vindos de São Paulo.

Ocorre que o avião que saiu de Guarulhos com destino a Londres, em voo direto, é um Boeing 777, comporta 339 passageiros. Já os voos que a Latam opera em Minas Gerais, que são domésticos, são feitos nos modelos A320 e A 321, com até 190 passageiros. Para estes tipos, a companhia informou ter macaco em Confins, mas o uso seria o mesmo que tentar levantar um caminhão com um macaco para carros pequenos.

A Latam informou que o voo LA8084 alterou a rota para Confins por questões técnicas e que todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo assistência. “Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista. A empresa informa que está trabalhando fortemente para que a pista seja liberada o mais rápido possível”.

Segurança


A BH Airport não soube informar qual o tamanho do trecho da pista que está realizando os pousos e decolagens nesta tarde, mas garantiu que é o suficiente para a segurança das operações. Disse ainda que a liberação só ocorreu depois de análise das condições em conjunto pelas companhias aéreas, o aeroporto e a aeronáutica.

Segundo a administradora de Confins, ao todo, 129 voos foram cancelados.
No momento, a pista está liberada com restrições e a retomada está sendo administrada pelas companhias aéreas. Entre 12h e 13h20 foram confirmadas 6 decolagens e 2 pousos. A liberação total está prevista para 19h desta quinta-feira.

Tanto as companhias aéreas como a BH Airport mantém a recomendação que todos os passageiros entrem em contato consultem a situação dos voos antes de se deslocar até o aeroporto.

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