Jornal Estado de Minas

Imagem científica da UFMG é selecionada por publicação entre as melhores do ano

Uma imagem feita por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi selecionada entre as melhores do ano pela publicação britânica Nature. Trata-se do tupanvirus, maior e mais complexo vírus já descrito. 
 
“Para nós foi uma grata surpresa. É uma conquista não só da UFMG, mas do Brasil, por ser vírus isolado e descoberto aqui, e que hoje está entre os mais importantes descritos no mundo”, comenta o professor Jônatas Abrahão, do Departamento de Microbiologia do ICB, coordenador do grupo responsável pela pesquisa.
 
A imagem selecionada foi capturada no Centro de Microscopia da UFMG, pela técnica de microscopia eletrônica de varredura. A amostra foi preparada pela pesquisadora Thalita Arantes, e a imagem foi obtida pelo microscopista Breno Barbosa Moreira, servidor do quadro permanente da UFMG.  
 
O tupanvírus está descrito em artigo publicado no início deste ano na Nature Communications. Segundo Jônatas Abrahão, todos os revisores do artigo ficaram impressionados com a qualidade das imagens obtidas na UFMG e com a beleza do vírus.
.