O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou na tarde desta sexta-feira, por meio de suas redes sociais, a equipe que chefiará os órgãos de segurança pública no estado a partir de 2019. A divulgação dos nomes foi feita em um vídeo publicado no Facebook, onde Zema aparece ao lado do futuro secretário de Segurança Pública, general Mario Araujo, e de seu vice, Paulo Brant.
Polícia Militar
Polícia Militar| O coronel Giovane Gomes da Silva será o comandante-geral da Polícia Militar a partir de 2019. Atualmente, o militar é chefe-geral do Comando de Policiamento Especializado da corporação. O departamento é responsável por coordenar as atividades dos batalhões BpChoque, Rotam e Bope.
Subcomandante| Nomeado para a função de subcomandante da corporação, o coronel Marcelo Fernandes é o atual comandante da 8ª Região da Polícia Militar, que tem como função coordenar o policiamento de 58 cidades, entre elas, Governador Valadares, na Região do Rio Doce.
Natural de Juiz de Fora, ele é bacharel em administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV) e bacharel em direito pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Além disso, ele pó-graduado em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas e pós-graduado em gestão estratégia de segurança pública pela Fundação João Pinheiro.
Chefe do Gabinete| O coronel Evandro Geraldo Ferreira Borges será o novo chefe do gabinete da Polícia Militar. Natural de Diamantina, ele comanda atualmente a 11ª Região da Polícia Militar. O nomeado é graduado em direito e em ciências militares. Além disso, ele tempós-graduação em gestão estratégica em segurança pública e é formado na área de Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública.
Corpo de Bombeiros
Polícia Civil
*Estagiário sob supervisão