Jornal Estado de Minas

Após manhã de calor, BH registra chuva forte com granizo

Após uma manhã de sol forte, Belo Horizonte registrou pancadas de chuva com granizo na tarde deste sábado (22). De acordo com a Defesa Civil da Capital, as pessoas deveriam evitar o hipercentro e a Regional Centro-Sul. No Barreiro e em Contagem, na região metropolitana, o temporal também assustou moradores.
 
 
 

 
 
Segundo a Defesa Civil, há risco de transbordamento dos Córregos do Jatobá, do Túnel, Olaria, Mineirão, da Avenida Camélias e Avenida Jardins, todos localizados no Barreiro. Também há risco de transbordamento na Regional oeste (Córrego Ferrugem) e do Córrego Gorduras, Nordeste de BH.
 

 
 
vídeo de Maristela Bretas  
 

 
vídeo de Patrícia Prates
 
O Corpo de Bombeiros chegou a atender uma ocorrência de queda de árvorena Rua Leblon, Bairro Durvalde Bairros, em Contagem. No local, a via foi totalmente obstruída e, por sorte, ninguém se feriu.
 
O acumulado de chuva, de acordo com a Defesa Civil de BH, entre 15h e 17h deste sábado foi:
 
Barreiro – 63 mm
 
Centro Sul – 43,4 mm
 
Leste – 38,6 mm
 
Nordeste – 42,4 mm
 
Noroeste – 29,8 mm
 
Norte – 16,4 mm
 
Oeste – 52 mm
 
Pampulha – 8,2 mm
 
Venda Nova – 2,8 mm
 
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o domingo deverá ser de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na capital. A temperatura mínima esperada é de 19°C e a máxima é de 29°C.
 
Mais cedo, a Comdec havia alertado para a possibilidade de pancadas de chuva. De acordo com o órgão um sistema atmosférico estava atuando na capital e deveria causar instabilidade no clima entre a tarde e noite.  O alerta da Defesa Civil é válido até 8h deste domingo.
 
Durante o período de mudança no clima, o órgão alerta para alguns cuidados a serem adotados, como evitar áreas de inundação, não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e perto de córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
 
Outra recomendação é evitar de se abrigar ou estacionar debaixo de árvores.
 
Verão
 
O verão começou às 20h22, horário de Brasília, dessa sexta-feira (21) e deve ter temperaturas mais elevadas com períodos chuvosos, dentro da expectativa de normalidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O período segundo o Inmet, se caracteriza por dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas. 
 
A estação mais quente do ano vai até 20 de março de 2019. 


.