Após uma manhã de sol forte, Belo Horizonte registrou pancadas de chuva com granizo na tarde deste sábado (22). De acordo com a Defesa Civil da Capital, as pessoas deveriam evitar o hipercentro e a Regional Centro-Sul. No Barreiro e em Contagem, na região metropolitana, o temporal também assustou moradores.
16h08 - Atenção redobrada no entorno da Bernardo Vasconcelos, Sebastião de Brito e, preventivamente, nas Regionais Pampulha e Venda Nova, no decorrer desta hora. @radioitatiaia @cbnbhz @Bombeiros_MG #BH #defesacivil
— Defesa Civil BH (@defesacivilbh) December 22, 2018
Segundo a Defesa Civil, há risco de transbordamento dos Córregos do Jatobá, do Túnel, Olaria, Mineirão, da Avenida Camélias e Avenida Jardins, todos localizados no Barreiro. Também há risco de transbordamento na Regional oeste (Córrego Ferrugem) e do Córrego Gorduras, Nordeste de BH.
vídeo de Maristela Bretas
vídeo de Patrícia Prates
O Corpo de Bombeiros chegou a atender uma ocorrência de queda de árvorena Rua Leblon, Bairro Durvalde Bairros, em Contagem. No local, a via foi totalmente obstruída e, por sorte, ninguém se feriu.
O acumulado de chuva, de acordo com a Defesa Civil de BH, entre 15h e 17h deste sábado foi:
Barreiro – 63 mm
Centro Sul – 43,4 mm
Leste – 38,6 mm
Nordeste – 42,4 mm
Noroeste – 29,8 mm
Norte – 16,4 mm
Oeste – 52 mm
Pampulha – 8,2 mm
Venda Nova – 2,8 mm
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o domingo deverá ser de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na capital. A temperatura mínima esperada é de 19°C e a máxima é de 29°C.
Mais cedo, a Comdec havia alertado para a possibilidade de pancadas de chuva. De acordo com o órgão um sistema atmosférico estava atuando na capital e deveria causar instabilidade no clima entre a tarde e noite. O alerta da Defesa Civil é válido até 8h deste domingo.
Durante o período de mudança no clima, o órgão alerta para alguns cuidados a serem adotados, como evitar áreas de inundação, não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e perto de córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
Outra recomendação é evitar de se abrigar ou estacionar debaixo de árvores.
Verão
O verão começou às 20h22, horário de Brasília, dessa sexta-feira (21) e deve ter temperaturas mais elevadas com períodos chuvosos, dentro da expectativa de normalidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O período segundo o Inmet, se caracteriza por dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.
A estação mais quente do ano vai até 20 de março de 2019.