Leia Mais
Feriado de Natal será de chuva, raios e ventos fortes em Belo HorizonteCratera causada pelas chuvas interdita rodovia mineiraEntenda como será a obra para acabar com as enchentes na Avenida VilarinhoSaturação de galeria subterrânea potencializa risco com chuvas na VilarinhoCorpo encontrado no Córrego Vilarinho é de jovem desaparecido em enchente'Não vamos resolver problema de chuva e morte na Vilarinho com sirene', diz KalilCadeirante é resgatado em deslizamento de barranco sobre casa em BHCorpo encontrado no Rio das Velhas pode ser de homem arrastado por enxurradaMinas tem o dobro de mortes por causa da chuva em relação ao Natal do ano passadoNo último dia 20, a Prefeitura de Belo Horizonte informou como serão as obras na Avenida Vilarinho, em Venda Nova, local mais afetado pelas chuvas neste ano. Dois túneis capazes de sugar 305m³/s de águas de chuvas acima da capacidade das galerias de drenagem subterrâneas da Avenida Vilarinho e da Rua Álvaro Camargos são a aposta dar fim aos prejuízos e mortes. O volume líquido a ser captado representa três vezes a vazão atual da Usina Hidrelétrica de Três Marias, atualmente em 99 m³/s.
Toda essa água será desviada para o Córrego da Floresta, que passará por ampliação em 437 metros de seu curso pelo Bairro Juliana, até desaguar novamente no Córrego Isidoro, destino final do Córrego Vilarinho. Estruturas também serão abertas em praças, rotatórias e canteiros sobre as galerias para ajudar a captar a água da chuva na superfície.
A solução foi desenvolvida e apresentada à PBH pela Engesolo Engenharia, que trabalha com a administração municipal em obras nas regiões da Pampulha e da Cachoeirinha. A estimativa é de que o custo seja de cerca de R$ 300 milhões, com a licitação ocorrendo entre março e abril e as obras durando um ano e meio, com término previsto por volta de outubro de 2020.
ACUMULADO DE CHUVA DEZEMBRO até 7h de terça-feira (25):
Barreiro: 223,0 (62%)
Centro Sul: 230,8 (64%)
Leste: 246,4 (69%)
Nordeste: 203,8 (57%)
Noroeste: 226,8 (63%)
Norte: 162,0 (45%)
Oeste: 246,0 (69%)
Pampulha: 186,6 (52%)
Venda Nova: 198,2 (55%)
.