Após uma semana funcionando em escala mínima, a greve dos metroviários se encerrou na tarde desta quarta-feira. A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG).
O presidente do sindicato, Romeu Neto, afirmou que os trens voltam a circular normalmente a partir desta quinta-feira. Segundo ele, ainda não foi decidido um acordo salarial com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-BH). Os metroviários e a empresa vão decidir o acordo em dissídio coletivo junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Confira a íntegra da nota divulgada pela CBTU:
"Em assembleia da categoria realizada nesta quarta-feira, os metroviários votaram pela suspensão da greve que completou uma semana hoje. Com a decisão, as atividades do metrô serão totalmente retomadas a partir da 0h desta quinta-feira (27), com 100% da frota circulando normalmente, de 5h15 às 23h. Ainda durante a assembleia, o Sindimetro-MG anunciou a intenção de propor à CBTU a instauração conjunta de dissídio coletivo junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). A Companhia informa que vai aguardar a apresentação da peça jurídica proposta pelo Sindicato antes de qualquer posicionamento da empresa sobre a instauração do dissídio solicitado."
Greve
Durante a greve, que durou uma semana, os trens funcionaram apenas em horários entre 5h15 e 10h e de 16h às 22h, nos dias úteis. No sábado o serviço funcionou entre 5h15 e 14h e no domingo e feriado de Natal os trens não rodaram.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais