A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), inaugurou um novo equipamento de saúde na tarde desta quinta-feira. Localizado na Rua Saturnino de Brito, no terceiro andar do Shopping Uai, o Centro de Testagem e Aconselhamento oferecerá insumos de prevenção, material informativo, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, aconselhamento e encaminhamento aos serviços de saúde da PBH. A unidade está situada em frente ao Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip).
Leia Mais
Reforma chega ao fim e Centro de Saúde Cafezal será reaberto à população'Tem que pegar o cara que invade um posto de saúde e espancar', afirma Kalil após nova ocorrênciaApós casos de hepatite em MG, governo reforça campanha de vacinaçãoAumenta número de casos suspeitos de hepatite aguda grave em Minas Coronavírus deixa 73 países em risco de escassez de remédios para HIVUFMG busca voluntários de 15 a 19 anos para testar profilaxia pré-exposição ao HIVBH suspende programa pioneiro e premiado para prevenção de Aids
O centro já existia, mas antes estava instalado na Rua Carijós, 526, também no hipercentro da cidade. A abertura do novo espaço dedicado à saúde do cidadão contou com a presença do vice-prefeito Paulo Lamac (Rede) e do secretário municipal de saúde Jackson Machado Pinto. “Essa região é de extrema importância, onde circulam muitas pessoas. Esse espaço vai facilitar o acesso aos testes rápidos, além do aconselhamento e encaminhamento daquelas pessoas que forem positivas para os outros serviços de saúde que a Prefeitura oferece”, explicou o secretário.
Com a nova unidade, o Executivo municipal oferece, a partir de janeiro, quatro equipamentos para realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além do inaugurado nesta quinta, a prefeitura abriga o Centro de Testagem e Aconselhamento do Bairro Sagrada Família e o Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias Orestes Diniz, no bairro Santa Efigênia, ambos na Região Leste da cidade. Há, ainda, a Unidade de Referência Secundária Centro-Sul, no Bairro Funcionários.
Em 2018, os servidores da prefeitura realizaram mais de 76 mil testes rápidos contra HIV, sífilis e hepatites B e C, segundo dados da própria Secretaria Municipal de Saúde.