Duas ocorrências de deslizamento de terra mobilizam equipes do Corpo de Bombeiros na tarde deste sábado em diferentes bairros de Belo Horizonte. Uma pessoa morreu e outras ficaram feridas. Desde o início da manhã, a chuva é constante em alguns pontos da capital.
Leia Mais
Cadeirante é resgatado em deslizamento de barranco sobre casa em BHCarreta-tanque tomba e BR-267 é interditada, com risco de explosãoIncêndio destrói parte de cinema em CaetéDomingo será de pancadas de chuva em Belo HorizonteChuva provoca alagamentos em Santa LuziaQueda de barreira e alagamento complicam trânsito na BR-381Liberado trecho da BR-267 após acidente com carreta que transportava álcoolEle disse que a terra empurrou a parede na direção da mãe dele. Eles moravam na casa há cinco anos com outro irmão de Edvarde, que também é padeiro e estava trabalhando no Bairro Goiânia no momento do desabamento.
O sargento Breno Guimarães, do Corpo de Bombeiros, disse que os militares chegaram a retirar parte dos escombros que cobriam Zélia para tentar reanimá-la, mas um médico confirmou a morte. Na outra casa atingida pelo deslizamento, um casal sofreu ferimentos leves. Eles saíram com ajuda dos vizinhos e foram levados a um hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Já no Bairro Novo Lajedo, na Região Norte, uma casa desabou na área de uma ocupação na Rua da Mata. Havia suspeita de vítimas soterradas, mas os bombeiros informaram que não há vítimas no local. A Defesa Civil foi chamada.
Pela manhã, uma família já havia sido resgatada no Bairro Estrela do Oriente, Região Oeste de Belo Horizonte, depois que um deslizamento de terra atingiu parte do imóvel. Entre as pessoas estavam um cadeirante e uma criança de dois anos.
RISCO GEOLÓGICO A Defesa Civil de BH divulgou um alerta de risco geológico moderado a forte válido até 4 de janeiro. Segundo o órgão, devido às chuvas dos últimos três dias e a previsão de que elas devem continuar, há risco de deslizamentos de terra. Confira algumas recomendações do órgão para evitar acidentes nesses casos:
- Coloque calha no telhado da sua casa
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água
- Não jogue lixo ou entulho na encosta
- Não despeje esgoto nos barrancos
- Não faça queimadas
Sinais de que deslizamentos podem acontecer
- Trinca nas paredes
- Água empoçando no quintal
- Portas e janelas emperrando
- Rachaduras no solo
- Água minando da base do barranco
- Inclinação de poste ou árvores
Aguarde mais informações
.