No dia que a primeira ciclovia demarcada em Belo Horizonte, inaugurada em 3 de agosto de 2011, completou 100 mil passagens de pessoas pedalando, a BHTrans anima os adeptos ao informar ter planos para revisar mais de 50 quilômetros de projetos cicloviários e editar chamamentos públicos para empresas interessadas em projetos de bicicletas compartilhadas em estações e sem estações.
Representantes dos ativistas desse transporte, como Cristiano Scarpelli, comemoraram a marca e aproveitaram para cobrar mais investimentos em infraestrutura. “O preço dos combustíveis quase dobrou. Em vez de subsidiarmos os transportes coletivos, pode investir em outros modais limpos e saudáveis, como as bikes.”
A BHTrans admitiu ter feito pouco, mas garantiu que o planejamento incorporado à mobilidade urbana prevê avanços para os anos de 2020, 2025 e 2030. No início do ano a empresa planeja publicar em definitivo chamamentos públicos para credenciamento de empresas para a operação de sistemas de bicicletas compartilhadas com e sem estação, o que pode ampliar o incentivo a esse modal de transporte.