(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Domingo será de pancadas de chuva em Belo Horizonte

Defesa Civil recomenda atenção especial em áreas de risco geológico para a possibilidade de deslizamentos de terra e escorregamento de encostas


postado em 30/12/2018 07:37 / atualizado em 30/12/2018 09:02

Vista do Bairro Cruzeiro, Centro-Sul de Belo Horizonte, com neblina encobrindo parte dos prédios(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )
Vista do Bairro Cruzeiro, Centro-Sul de Belo Horizonte, com neblina encobrindo parte dos prédios (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )
O domingo do belo-horizontino será de chuva, segundo a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil da capital mineira. A previsão do tempo aponta céu encoberto a nublado ao longo do dia com pancadas de chuva moderada a forte e possibilidade de incidência de raios e rajadas de vento.

A temperatura mínima registrada na madrugada e manhã de hoje parou em 18°C e a máxima prevista para o dia é de 27°C, com umidade relativa do ar na casa dos 65%.

A permanência da chuva liga o sinal de alerta por conta do risco geológico já anunciado pela Defesa Civil em 26 de dezembro e estendido ontem. A saturação do solo aumenta muito a possibilidade de escorregamentos de encostas e deslizamentos de terra, como o que aconteceu na tarde de ontem no Conjunto Paulo VI, Região Nordeste de BH.

A pensionista Zélia Batista, de 57 anos, foi surpreendida dentro de casa pela queda de parte de um barranco, que acertou a parede da residência e a deixou soterrada por escombros. Zelia morreu no local e é considerada pela Defesa Civil a quinta vítima da chuva em BH na atual temporada. O filho dela, que também estava em casa, sobreviveu e um casal que estava em outra residência ao lado, também atingida, foi socorrido com ferimentos leves.

O coronel Alexandre Lucas, que é subsecretário de Defesa Civil destaca a necessidade de monitoramento da população que vive em áreas de risco geológico. "Solicitamos aos que residem em áreas de risco, sobretudo nas ocupações próximas ou junto a declives, que deixem suas casas e permaneçam em locais seguros, casas de parentes ou amigos. Notando qualquer sinal tal como trincas, movimentação ou rebatimento de solo, inclinação de árvores e postes ou deformação em muros, deixem o local e liguem imediatamente para o telefone 199 da Defesa Civil", diz o chefe da Defesa Civil de BH.

Deslizamento no Conjunto Paulo VI deixou uma mulher morta, a quinta vítima da chuva em BH(foto: Marcos Vieira/EM/D.A PRESS)
Deslizamento no Conjunto Paulo VI deixou uma mulher morta, a quinta vítima da chuva em BH (foto: Marcos Vieira/EM/D.A PRESS)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)