Jornal Estado de Minas

Manifestantes fecham a BR-381 contra paralisação de socorristas voluntários

Cerca de 20 manifestantes fecharam a BR-381 na manhã desta quinta-feira em Nova Era, na Região Central de Minas Gerais, em protesto contra a suspensão das atividades de grupos voluntários de socorristas que atuam na região, principalmente no atendimento a acidentes de trânsito na rodovia. O trânsito foi completamente liberado às 13h.

Conforme o Estado de Minas mostrou em sua edição de hoje, a associação que representa os grupos anunciou a paralisação dos serviços por conta da legislação estadual que prevê a necessidade dessas instituições contarem com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nos atendimentos.

Clique aqui para ler a matéria

Como a grande maioria dos voluntários são pessoas de outras áreas com formação de bombeiro civil e especialização para os diversos tipos de atendimentos, os grupos alegam que não possuem condições de cumprir essa determinação e preferem parar de atender para não serem multados.

A norma estadual, regulamentada por uma portaria do Corpo de Bombeiros, permitiu até o dia 1º de janeiro a atividade da forma que é hoje. Desde ontem, os grupos estão sujeito às sanções previstas na legislação.

Na manifestação de hoje, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que os manifestantes são moradores locais e não ofereceram risco de agressividade, apenas se manifestaram favoráveis ao retorno de grupos como o Serviço Voluntário de Resgate de João Monlevade (Sevor) e Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência do Médio Piracicaba (Gave), de Nova Era..