Estão abertas até o próximo dia 27 as inscrições para turmas deste ano do Humanizar, o cursinho popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele tem sede no prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no câmpus Pampulha, em Belo Horizonte. São oferecidas de 80 a 120 vagas, conforme disponibilidade das salas. As aulas estão programadas para começar a partir da segunda semana de março e vão até novembro. Do total, 20% das vagas são reservadas para ex-alunos do programa.
Leia Mais
MEC tem agora secretarias para alfabetização e escolas militaresMetodologias de ensino fazem a diferença no aprendizado dos alunosMEC define idades para a entrada no ensino infantil e fundamental, mas polêmica persisteHomem é preso suspeito de estuprar criança de seis anos em SabaráAs inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico e terminam às 23h59 do dia 27. Em 1º de fevereiro, será divulgada a lista de pré-selecionados e confirmação de interesse.
O Humanizar é um projeto de extensão da Fafich e tem como objetivo preparar os candidatos para o exame, além de levar para a sala de aula conhecimentos humanistas que provoquem reflexão e que possam despertar novas perspectivas na vida dos estudantes. O corpo de professores é quase todo formado por alunos dos cursos de licenciaturas, que podem usar as horas de trabalho voluntário como créditos acadêmicos. Mais informações na página do Humanizar (www.facebook.com/humanizarfafich).
CADASTRAMENTO ESCOLAR Na educação básica, outra rodada de inscrições para quem está começando a vida na escola. Quem perdeu o cadastramento escolar da rede pública de ensino tem nova chance para garantir uma vaga para os pequenos. Está aberto até o dia 18 novo período de inscrição, para dar chance a quem perdeu a oportunidade anterior. São oferecidas vagas para a educação infantil (crianças de 4 e 5 anos) e para o ensino fundamental (crianças a partir de 6 anos).
A atualização do cadastro é uma alternativa para os responsáveis que perderam o prazo da matrícula nas escolas, não fizeram o cadastro escolar da criança anteriormente ou para quem mudou de bairro na capital.