Mais de 38 toneladas de drogas tiradas de circulação. Apreensão de quase 21 mil armas de fogo, e a prisão, apreensão de aproximadamente 194 mil pessoas. Esses números demonstram como é importante a denúncia da população. Em 11 anos de atuação, o 181 Disque Denúncia Unificado (DDU) recebeu 8,1 milhões de ligações em Minas Gerais, uma média de 736 mil por ano. Telefonemas que auxiliaram as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros em diversas operações.
E as informações passadas pelos moradores ajudaram a polícia. Nestes anos, foi possível retirar de circulação mais de 38 toneladas de drogas, entre cocaína, maconha e crack, com a ajuda das denúncias. Em relação as armas, foram 20,9 mil tiradas de circulação, como fuzis e submetralhadoras. Também foram realizadas 193,7 mil conduções, prisões, apreensões ou recapturas de criminosos.
Nos últimos 11 anos, também foram apreendidas 9,7 mil balanças de precisão e cerca de 236,6 mil unidades de munição, além de R$ 27,4 milhões em espécie, oriundos do tráfico de drogas e de jogos de azar, 1,16 milhão de CDs e DVDs piratas foram recolhidos.
Em 2018, foram 420.706 ligações de janeiro a outubro. Elas resultaram em 64.467 denúncias. Neste período, foram 24,5 mil pessoas conduzidas, presas, apreendidas e ou recapturadas, 2.564 armas de fogo e 25,9 mil munições apreendidas, e 3.580 animais silvestres encontrados. Com relação à apreensão de drogas foram 478,7 quilos de cocaína, maconha e crack. Número maior do que o ano passado, quando foram apreendidos 418,2 quilos de entorpecentes.
Ranking das cidades
Os municípios com maior concentração de denúncias são: Belo Horizonte, Contagem, Grande BH, Juiz de Fora, na Zona da Mata, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Betim e Ribeirão das Neves, ambas na região metropolitana. Juntos, eles representam 48% do total de denúncias registradas pelo serviço. No interior, cidades como Governador Valadares, Rio Doce, Divinópolis, Centro-Oeste, e Montes Claros, Norte de Minas, também registraram milhares de denúncias.
Para denunciar, basta ligar, gratuitamente, para o número 181, que funciona com uma central de atendimento unificada, formada por profissionais treinados e capacitados que trabalham em regime 24 horas para atender a população. Quando o telefone chama na central, o tempo médio de espera do denunciante é de vinte segundos.
Ao ser atendido, quem faz a denúncia recebe uma senha para acompanhar o andamento das investigações. As informações repassadas a um dos atendentes são registradas e encaminhadas para analistas das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. Esses servidores analisam, classificam e incorporam à denúncia outras informações, quando já existentes em bancos de dados dessas instituições, que também auxiliam na solução de cada caso.