A previsão de clima seco fez com que a Defesa Civil de Belo Horizonte emitisse um alerta válido até as 19h desta quarta-feira.
Segundo o órgão, a atuação de uma massa de ar seco sobre a capital deixa a umidade relativa do ar em torno de 30% à tarde. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal é de 60%. O índice entre 21% e 30% é considerado estado de atenção.
Para evitar problemas de saúde por conta do tempo seco, a Defesa Civil orienta que a população beba bastante líquido para evitar a desidratação, escolha alimentos mais leves, evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h. Veja outras dicas:
- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou Polícia Militar.
Na edição desta terça-feira, o Estado de Minas trouxe uma matéria sobre as doenças comuns no verão. As temperaturas estão em alta e os corpos, mais expostos aos efeitos da exposição ao sol, da desidratação, dos carrapatos e das picadas de mosquitos transmissores de doenças. Ontem os termômetros foram a 31,4°C em Belo Horizonte e a expectativa é que passem dos 33°C a partir de amanhã. A hora é de tomar precauções para evitar que o descanso vire prejuízo à saúde: controle de focos dos mosquitos, uso de repelentes, filtro solar, vacina e água têm que estar no arsenal de verão.