(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kalil veta lei para instalar fraldário em banheiros masculinos de BH

Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Municipal no ano passado. Prefeito alega que veto não reduz 'a relevância do tema'. Agora deputado estadual, autor do PL vai reapresentar proposta na ALMG


postado em 10/01/2019 10:44 / atualizado em 10/01/2019 12:39

(foto: PixelHere/Reprodução)
(foto: PixelHere/Reprodução)


Aprovada na Câmara Municipal de Belo Horizonte no ano passado, o Projeto de Lei nº 454 de 2017, de autoria do então vereador e agora deputado estadual Professor Wendel Mesquita (Podemos) foi vetado pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS). A ideia era que fraldários fossem instalados em banheiros masculinos de ambientes comerciais como supermercados, parques, estádios, shoppings, cinemas e prédios públicos municipais.

Na justificativa, o vereador argumentou que “as novas configurações familiares” e, também, a maior participação dos pais no cuidado com os filhos “têm levado a inúmeras situações constrangedoras nos banheiros públicos espalhados pela nossa cidade”. Para ele, a instalação de fraldários em sanitários masculinos ajudaria a combater esses problemas. 

Apesar de dizer que o veto não reduz “a relevância do tema”, Kalil alegou no veto, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) que consultou a Procuradoria-Geral do Município e a Secretaria Municipal de Política Urbana e verificou-se que “o conteúdo versado não observou requisitos legais e constitucionais”. O prefeito explica, por exemplo, que a obrigação de instalar-se fraldários nos banheiros masculinos do poder municipal “interfere em matéria exclusiva ao Poder Executivo”.

Em entrevista ao Estado de Minas,  Wendel Mesquita classifica o veto como “muito ruim” para a cidade e argumenta que não há razão para ele. Ele afirma que não há gasto extra com a determinação e que vai apresentar o projeto novamente, mas dessa vez na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em fevereiro, quando começam as atividades na casa. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)