Passado o ciclo natalino, moradores de Ouro Preto, na Região Central, se devotam a outros tipos de celebração religiosa e popular. Ontem, foi a vez dos Festejos do Reinado em louvor a Nossa Senhora do Rosário, com o tradicional cortejo no Centro Histórico, bênção dos congadeiros, Missa Conga no adro da Capela do Padre Faria e descendimento das bandeiras, entre outros. As ruas da cidade reconhecida como patrimônio da humanidade receberam 33 grupos de vários cantos do estado. O evento ressurgiu em 2008 graças à união de esforços da Associação dos Amigos do Reinado, Fórum de Igualdade Racial, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia, Comissão Ouro-pretana de Folclore e associações dos bairros Alto da Cruz e Padre Faria.
Leia Mais
Casal larga emprego e parte de BH para viagem pela América do Sul de KombiMato e até lago tomam conta de área de estação do Move não construída em BHMove completa 5 anos em BH, entre conquistas e desafios para o futuroHomem foge da PM e deixa mais de 1,6 mil pinos de cocaína para trás em BHDe acordo com os organizadores, veio gente de várias cidades para acompanhar os grupos de congado, as guardas de moçambique e marujadas.
PATRIMÔNIO “A cidade está lotada, e hoje (ontem) a temperatura está muito agradável para participar desta festa tão bonita”, disse o secretário municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira. Ele explicou que a Festa do Reinado é uma das grandes manifestações do patrimônio imaterial da cidade no aspecto da cultura e do resgate da africanidade do povo de Ouro Preto”. Já o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, destacou a importância das festividades, que abrem o calendário de eventos da cidade. A festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia foi realizada com suporte da prefeitura local, por meio do Fundo de Patrimônio, e da Secretaria de Estado da Cultura, via Fundo Estadual de Cultura.
O encontro é fruto da parceria entre Associação Amigos do Reinado, da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, do Capitão Rodrigo Alvarenga, da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Participaram as comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria e Piedade, da Paróquia de Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e outros..