Passado o ciclo natalino, moradores de Ouro Preto, na Região Central, se devotam a outros tipos de celebração religiosa e popular. Ontem, foi a vez dos Festejos do Reinado em louvor a Nossa Senhora do Rosário, com o tradicional cortejo no Centro Histórico, bênção dos congadeiros, Missa Conga no adro da Capela do Padre Faria e descendimento das bandeiras, entre outros. As ruas da cidade reconhecida como patrimônio da humanidade receberam 33 grupos de vários cantos do estado. O evento ressurgiu em 2008 graças à união de esforços da Associação dos Amigos do Reinado, Fórum de Igualdade Racial, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia, Comissão Ouro-pretana de Folclore e associações dos bairros Alto da Cruz e Padre Faria.
De acordo com os organizadores, veio gente de várias cidades para acompanhar os grupos de congado, as guardas de moçambique e marujadas. Para o capitão da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Kedison Guimarães, co-produtor do evento, “é de grande importância poder demonstrar nossa fé e sair pelas ruas levando Nossa Senhora nos braços, numa festa de resiliência e resistência negra, relembrando nossos ancestrais representados na figura de Galanga, o Chico Rei.
PATRIMÔNIO “A cidade está lotada, e hoje (ontem) a temperatura está muito agradável para participar desta festa tão bonita”, disse o secretário municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira. Ele explicou que a Festa do Reinado é uma das grandes manifestações do patrimônio imaterial da cidade no aspecto da cultura e do resgate da africanidade do povo de Ouro Preto”. Já o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, destacou a importância das festividades, que abrem o calendário de eventos da cidade. A festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia foi realizada com suporte da prefeitura local, por meio do Fundo de Patrimônio, e da Secretaria de Estado da Cultura, via Fundo Estadual de Cultura.
O encontro é fruto da parceria entre Associação Amigos do Reinado, da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, do Capitão Rodrigo Alvarenga, da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Participaram as comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria e Piedade, da Paróquia de Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e outros.