Uma manicure de 49 anos diz que teve o joelho errado operado nessa terça-feira, 15, no hospital da Universidade Federal de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Maria Aparecida Vale contou que foi internada para uma cirurgia no joelho esquerdo, mas o médico teria operado o direito.
Segundo ela, após notarem o erro, ele operou também o esquerdo. Assim, ao final da internação, os dois joelhos estavam enfaixados e tinham passado por procedimento cirúrgico. Foi assim, que ela obteve alta e deixou o hospital na manhã desta quarta-feira, 16.
Leia Mais
MPF quer fim de embalagens semelhantes de medicamentos para evitar erro médicoCasos de erros médicos são isolados, avalia Conselho Regional de MedicinaFamília suspeita que mulher que morreu com suspeita de dengue foi vítima de erro médicoFamílias vivem em prédio com diversas irregularidades na Zona da MataHomem morre soterrado durante obra em Juiz de ForaO erro teria acontecido mesmo com a sinalização por uma marca feita pela enfermeira. "Como estava sedada, só vi a cirurgia errada quando acabou o efeito da anestesia", explicou sobre o primeiro procedimento. Ela chamou o médico e o avisou e, em seguida, passou pela outra operação.
A cirurgia foi realizada após oito meses na fila de espera e a família pretende agora processar o hospital. Uma advogada já foi contratada e informou que a ação, para obter indenização por danos morais e materiais, relatará a demora na realização do procedimento e o erro.
Investigação
O Hospital Universitário, que tem como gestora a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), diz que o caso está sendo apurado. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou ter cobrado da superintendência do hospital a "apuração rigorosa" da denúncia.
.