O roubo e furtos de celulares são um dos desafios para as forças de segurança na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A média é de quatro ataques por hora na capital mineira. Essa modalidade foi novamente usada por criminosos nesse fim de semana. Dois adolescentes fizeram um arrastão em um ônibus nessa sexta-feira e levaram diversos pertences das vítimas, sendo os telefones o material preferido. Neste sábado, durante patrulhamento no Centro, policiais militares conseguiram apreender os autores. Com eles, foram recuperados 16 celulares, além de alianças, relógios e dinheiro.
O assalto aconteceu no Bairro Cabral, em Contagem, na Grande BH, nessa sexta-feira. De acordo com a Polícia Militar (PM), os dois autores invadiram o veículo da linha 2381 (Jardim Alvorada via BR-040) armados com uma faca. Eles renderam as vítimas e passaram a fazer um arrastão. Eles pegaram diversos pertences dos passageiros e depois fugiram.
Durante a operação BH Mais Segura, militares estavam em patrulhamento pelo Centro da cidade quando se depararam com os dois homens. “Estavam seguindo na direção do Shopping Oiapoque com intenção de vender os celulares. Mas, quando viram a viatura, correram, e acabaram detidos”, explicou o sargento Raul Gil Gomes Sampaio.
Foi realizada buscas e encontrados com os dois homens celulares e outros pertences das vítimas. “Os aparelhos estavam dentro de uma sacola. Os relógios nos pulsos e, por incrível que pareça, todos os anéis estavam nos dedos deles. Eram nove, no total”, comentou. A PM entrou em contato com os passageiros roubados. Sete deles compareceram a delegacia e reconheceram os autores.
Os dois homens foram encaminhados para a delegacia. Outras vítimas já foram acionados e são aguardadas para prestar depoimento.
Receptação
Um dos problemas apontados pela PM para o combate aos roubos e furtos é a receptação destes aparelhos. “A PM vem realizando abordagens em pontos de ônibus e até nos coletivos. Contudo, a compra do celular roubado, o crime de receptação, continua. Como os próprios autores relataram. Eles seguiam para a Oiapoque onde iriam repassar os aparelhos. Lá, eles conseguem decodificar e utilizar o mesmo Imei”, disse.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou uma estratégia para tentar evitar o crime de receptação. Aparelhos irregulares passam a ser bloqueados em 75 dias. Mensagens de texto já estão sendo enviadas para os usuários alertando sobre o desligamento. “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”. O aparelho será desativado em 24 de março. Neste prazo, outras mensagens serão enviadas ao dono do aparelho. As mensagens serão enviadas pelo número 2828.