Dias quentes, céu azul, muito sol e um restinho de férias. Fórmula perfeita para buscar uma área verde para passear. A menos de dois meses para o fim das férias escolares, os belo-horizontinos ganharam um novo parque com mirante e espaço de lazer. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) entregou ontem o Parque Real, que fica no Bairro Paulo VI, na Região Nordeste da cidade. E os moradores da região não demoraram para visitar a nova área verde da cidade. A administração aproveitou para divulgar diversas atividades nos parques das nove regionais da capital no período de recesso; são oficinas, exposições e muito mais.
Leia Mais
Saída de bombeiros do Parque Estadual do Rola-Moça causa preocupaçãoBH ganha novo parque a partir de terça; espaço conta com mirante e área de lazerBatida entre carro e caminhão deixa ferido na MG-010
E moradores da região já aproveitaram a manhã de ontem para estrear o parque. Eduardo Silva, de 35 anos, disse que todos estavam ansiosos para a inauguração da área verde. “É um espaço muito importante para a comunidade. O lugar ficou muito legal, com quadras e brinquedos pra criançada. Vai favorecer bastante”, contou. O vizinho Henrique Coelho, também de 35, concorda, mas ressalta: “Acho que deveria ampliar o horário de funcionamento.
A CONSTRUÇÃO Parte da nova área verde encontra-se sobre uma antiga pedreira da região, que foi aterrada. A construção foi resultado de uma medida compensatória e fica em uma região com algumas áreas de preservação permanente. De acordo com a PBH, a construção do parque seguiu todas as diretrizes e padrões determinados pela Fundação que, com o Parque Real, passa a ser responsável por 76 parques na capital.
E a administração municipal divulgou uma programação especial para férias nos parques. No Parque Ecológico da Pampulha, ocorre oficina de vasinhos ecológicos e jogos para apresentar fauna nativa da Bacia da Pampulha. Já no Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, tem atividades lúdicas na qual participantes são convidados a discutir a biodiversidade do local por meio de bingo, dominó, jogo da memória e jogo de tabuleiro. A programação também conta com “baquete popular” para todas as idades no Parque Vencesli Firmino, também na Região da Pampulha.
Vale lembrar a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de BH para o acesso aos parques da Serra do Curral e do Mangabeiras, no Bairro Mangabeiras, Aggeo Pio Sobrinho, no Bairro Buritis (Região Oeste), além do Mirante do Mangabeiras e Jardim Zoológico (na Pampulha), ou seja, a apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita, e documento de identidade com foto. Segundo a administração municipal, bebês menores de 9 meses não podem receber a dose da vacina e, por essa razão, sua entrada nesses locais não é permitida.